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NORMAS
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NORMAS


Normas para Texto completo


Clique AQUI para baixar o template para envio do texto completo.


Orientações gerais

O arquivo deve ser enviado em formato word.doc e deverá ser enviado, exclusivamente, pela página do evento, acessando a área restrita mediante login e senha informados no ato da inscrição e seguindo exatamente todas as etapas do sistema;

Não haverá, por parte da Comissão Organizadora do evento, qualquer revisão na escrita, na normalização ou na formatação do texto para a sua publicação nos anais do evento, ficando o (s) autor (res) responsável (is) pelo conteúdo e apresentação do texto.

Conforme normas do evento, todos os autores e coautores deverão ter efetuado a inscrição no evento e efetuado o pagamento da taxa correspondente a categoria inscrita. Todas as inscrições serão conferidas e as que não estiverem conforme a descrição serão excluídas, não terá direito a certificação nem a publicação nos anais.



Normas para formatação

1. Título: utilizar negrito e maiúsculas para o título e subtítulo, formatação centralizada;

2. Nome do autor, formatação à direita, seguido de hífem e da sigla da instituição ao qual o autor (res) está (ão) vinculado (s) (ex. Autor 1 – INSTITUIÇÃO);

3. Os textos devem ser apresentados no seguinte formato: 2,5 cm de margem superior e inferior; e 3 cm de margem direita e esquerda; espaço entrelinhas de 1,5; fonte Times New Roman, corpo 12. Os trabalhos devem obedecer à extensão mínima e máxima, conforme normas do evento;

4. Extensão mínima de 4000 e máxima de 6000 palavras (com notas, referências bibliográficas, imagens e/ou legendas incluídas).

5. As indicações bibliográficas, dentro do texto, devem vir no formato sobrenome do autor, data de publicação e número da página entre parênteses, como, por exemplo, (AZEVEDO, 1946, p. 11);

6. As citações devem seguir os seguintes critérios: citações textuais de até três linhas devem vir incorporadas ao parágrafo, transcritas entre aspas, seguidas da indicação bibliográfica; citações textuais com mais de três linhas devem aparecer em destaque em outro parágrafo, utilizando-se recuo (4 cm na margem esquerda), em corpo 11, sem aspas;

7. Notas de rodapé, em numeração consecutiva, devem ter caráter explicativo;

8. As Referências Bibliográficas devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT;

9. Na ausência de um direcionamento para outros aspectos, é recomendável seguir as normas da ABNT.




MODALIDADES

Comunicações individuais

Trabalhos que comuniquem resultados substanciais de investigações científicas realizadas por pesquisadores.



Normas:

1) Textos em coautoria deverão ser enviados apenas pelo autor principal, que indicará o nome do coautor, a partir da localização do nome do mesmo no sistema. Para realizar esta operação autor e coautor devem estar previamente inscritos no site do XII COLUBHE;

2) O resumo deverá apresentar: o conteúdo, no qual estejam explicitados objetivos, periodização, fontes, metodologia e resultados alcançados, com o mínimo de 1.300 e o máximo de 1.500 palavras, indicando até no máximo de cinco referências fundamentais para o estudo em causa. A proposta tem de incidir sobre um dos temas fixados nos eixos temáticos e situar-se no campo científico da História da Educação. Devem ser indicadas três palavras-chave;

3) Os resumos serão enviados ao Comitê Científico sem a identificação de seus autores;

4) Após a divulgação dos resultados e, uma vez aprovados os resumos, os respectivos autores deverão encaminhar os textos completos, conforme normas e prazos gerais.

5) Todos os autores e coautores deverão estar inscritos no XII COLUBHE.

6) No dia e horário da apresentação é necessário que um dos responsáveis (autor ou coautor) esteja presente para realizar a comunicação.

7) Maiores detalhes sobre os horários de apresentação das comunicações individuais aprovadas serão atualizadas em breve.



Comunicações Coordenadas

Espaço para apresentação de investigações científicas desenvolvidas de modo articulado entre o Brasil e Portugal que comuniquem resultados substanciais.



Normas:

Na Comunicação Coordenada cada participante terá 20 minutos para exposição, estando previsto debate ao final das exposições. A Comunicação Coordenada deverá ser proposta atendendo os seguintes indicadores:

a) Agregado com no mínimo de 3 e no máximo de 4 trabalhos, necessariamente com autores brasileiros e portugueses.

b) A proposta de Comunicação Coordenada deverá ser submetida por um coordenador que enviará o título e a ementa da Mesa (com no máximo de 500 palavras) e também os 3 ou 4 resumos dos respectivos participantes da mesa (conforme as normas e prazos gerais).

c) Cada resumo deverá apresentar: o conteúdo, no qual estejam explicitados objetivos, periodização, fontes, metodologia e resultados alcançados, com o mínimo de 1.300 e o máximo de 1.500 palavras, indicando até no máximo de cinco referências fundamentais para o estudo em causa. A proposta tem de incidir sobre um dos temas fixados nos eixos temáticos e situar-se no campo científico da História da Educação. Devem ser indicadas três palavras-chave;

d) Os resumos serão enviados ao Comitê Científico sem a identificação de seus autores;

e) Todos os Autores e coautores deverão estar inscritos no XII COLUBHE e cada um deverá se responsabilizar pelo custeio de sua participação no evento, incluindo taxa de inscrição.

d) Após a divulgação dos resultados e, uma vez aprovados, o coordenador deverá encaminhar todos os textos completos de todos os participantes da Comunicação Coordenada, conforme normas e prazos gerais.





Quantidade de propostas de comunicação por autor

Cada expositor poderá enviar até duas propostas como autor principal e/ou coautor.